Batalha > PVP

PVP


O PvP (Jogador versus Jogador), significa o confronto entre 2 ou mais jogadores. Conteúdos deste tipo estão mais presentes no Black Desert como: Duelos, Guerras entre Guildas (GvGs) e Guerras de Bases e Territórios. Estes tipos não possuem penalidades para ambos os lados.

Durante um PvP normal, o jogador atacado poderá defender-se do atacante sem receber penalidades ao personagem, entretanto, condições precisam ser respeitadas para que o mesmo não se prejudique, como por exemplo: ter certeza de não entrar em confronto em locais perigosos, cheios de monstros ao redor. É uma situação que existirá possibilidade de durante a batalha, seu personagem morrer para um monstro e assim receber toda a penalidade de uma morte normal.

O modo PvP pode ser acionado a qualquer momento se você possuir o nível mínimo 50. Basta utilizar o comando (Alt + C) para ativar e desativar, isto decidirá se seus ataques irão ou não acertar outro jogador.

Ao matar outro jogador, seu personagem receberá uma penalidade no Karma. Este atributo é acumulado em pontos toda vez que você mata monstros, a quantia máxima a ser reunida é de 300000 pontos. Toda vez que você mata alguém, uma quantia significativa de Karma será perdida.

Em caso de seus pontos de Karma fiquem negativos (abaixo de 0), seu nome será apresentado em vermelho para outros jogadores, significando que você é um jogador fora da lei e poderá ser atingido por qualquer um, mesmo que eles não ativem o modo PvP. Ao morrer nestas condições, seu personagem correrá o risco de enfraquecer o Aprimoramento dos itens equipados, destruir Cristais e perder Pontos de Experiência. Fique atento nas cidades, pois os guardas da mesma tentarão matar qualquer aventureiro de Karma negativo que estiver à vista.


PvP sem Penalidades
Se você deseja lutar contra outros aventureiros, mas tem medo das penalidades ao ser derrotado, é recomendado que faça somente o conteúdo seguro de PvP que existe no Black Desert.

Existem diversas formas de se praticar PvP sem receber penalidades:

  • Arenas de Cidades: Cada capital possui uma arena própria para combates de menor escala. Dentro destas arenas, o modo PvP fica ativo constantemente e as mortes ocorridas não resultarão em penalidades.

  • Arena Vermelha: Arena instanciada que pode ser acessada pelo Menu (ESC). Neste modo, você será localizado em 1 de 2 times aleatoriamente. Existem salas que são restritas por um atributo máximo de Poder de Ataque e Defesa, e também salas sem restrições de atributos.

  • Guerras de Base e Territórios: É necessário fazer parte de uma Guilda para guerrear por bases e territórios. Construa Fortes, Centros de Comando e Espólios para participar das guerras. A guilda vencerá se sobreviver a todo o confronto.

  • Guerras entre Guildas: É necessário fazer parte de uma Guilda para guerrear com guildas inimigas. Ao ativar uma guerra deste tipo, todos os membros de sua guilda e da guilda inimiga poderão atacar-se sem nenhuma restrição ou penalidade, não é necessário ativar o modo PvP.

  • Duelos (Confrontos entre 2 jogadores ou mais): Para iniciar um duelo, é necessário que o jogador aceite o convite do desafiante, após a aceitação, o combate será habilitado entre os 2 sem nenhuma penalidade em mortes. Também é possível iniciar duelos em grupos, neste caso o desafiante ser um líder de grupo e precisa desafiar outro líder.
[​IMG]
▲ Exemplo da Arena de Velia. Toda capital possui uma.


PvP com Penalidades
Ao atingir o nível 49, você receberá uma missão necessária para atingir o nível 50. Após completar esta missão, seu personagem estará disposto a atacar e receber ataques de outros jogadores, a qualquer momento fora de zonas seguras. Para ativar o modo PvP, basta usar o comando (Alt + C).

Desta forma, você estará forçando um ataque em outro jogador ou em qualquer pessoa que esteja dentro da distância de seus ataques. Ao atingir alguém, você será marcado como um jogador de PvP habilitado, isso significa que qualquer outra pessoa poderá te atacar livremente, enquanto seu modo PvP estiver ativo.

[​IMG]
▲ Exemplo de modo PvP ativado e desativado. Use o comando (Alt + C).

É possível atacar qualquer jogador de no mínimo Nível 50. Entretanto, tenha em mente que você perderá pontos de Karma ao atacar e matar alguém.

Considerando que você esteja com o PvP ativado e também fazendo parte de um grupo enquanto caçam monstros, seus ataques não farão efeito em membros do grupo e vice-versa.


Penalidades de Karma ao atacar / matar jogadores:
  • Somente atacar: -10000 pontos;

  • Matar: -200000 pontos;
Levando em conta que, a pontuação máxima de Karma atribuída aos personagens é de 300000 pontos, se você matar 2 ou mais jogadores, seu Karma ficará negativo.

Penalidades do Karma Negativo:

  • Os guardas das cidades lhe perseguirão para tentar te matar;

  • Ao morrer para monstros ou NPCs (guardas), seus equipamentos correrão o risco de descer o nível de aprimoramento.

  • Você também perderá Pontos de Experiência e Cristais ao morrer tanto para monstros ou jogadores.
Seja responsável ao aventurar-se com seu Karma em estado negativo.

[​IMG]
Exemplo de oponente ativando o modo PvP. Neste estado você ainda não pode defender-se, é necessário aguardar o primeiro ataque para contra-atacar livremente. Fique atento, pois todos os ataques de jogadores com este símbolo, podem te acertar.

[​IMG]
▲ Exemplo de oponente que acabou de atacar alguém. O símbolo muda sinalizando que você pode se defender deste jogador, sem nenhuma penalidade.


Penalidades do PvP - Fora do Deserto de Valencia
A maior penalidade no modo livre de PvP, é o declínio dos seus Pontos de Karma. Quando estes pontos ficam em estado negativo, seu personagem ficará exposto a diversos riscos.

Personagens com Karma negativo tendem a ser reconhecidos pelos seus nomes, pois os mesmos receberão uma cor vermelha indicando perigo. Você pode atacá-los livremente sem precisar ativar seu PvP e seu Karma não será penalizado caso você o mate.

Se seu personagem morrer com Karma negativo, correrá o risco de descer o nível de seus equipamentos, perder Cristais e itens de comércio. Devido a todas estas penalidades, é importante que você esteja longe de muitos jogadores ao executar a vida de alguém, e de preferência, manter distância enquanto ainda estiver com Karma negativo.


Penalidades do PvP - Dentro do Deserto de Valencia
Dentro das fronteiras do Deserto, algumas regras e penalidades são alteradas. Ao atacar outros aventureiros, você receberá uma marca de assassino do deserto, está marca indica que qualquer outro aventureiro pode te atacar livremente e a mesma leva 30 minutos para ser retirada, somente sem estar confrontando outros jogadores.

Ao morrer com a marca de assassino para monstros ou NPCs, você somente perderá Pontos de Experiência e será enviado para a Prisão do Deserto.

[​IMG]
▲ Exemplo de marca de assassino.

Esta marca desaparecerá, se você não voltar a atacar outros jogadores em dentro de 30 minutos, ou se for enviado para a Prisão ao morrer.

Caso você morra fora das fronteiras do deserto, a marca não desaparecerá e ainda receberá penalidades de acordo com o seu Karma. Portanto, é importante verificar a sua quantia de Karma, toda vez que deixar o Deserto de Valencia.

[ Aprenda mais sobre Penalidades de Mortes. ]



* O conteúdo desta página pode ser diferente do conteúdo atual do jogo, dependendo da atualização vigente e das alterações de conteúdo.