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Raides: Chefes Mundiais


O mundo de Black Desert possui sete chefes mundiais.

Os chefes mundiais são respectivos de cada território. Em Serendia temos Kzarka, O Senhor da Corrupção; em Calpheon temos Karanda, A Rainha Harpia, Quint, o Troll Primordial, Muraka, o Rei dos Ogros; em Valência temos o dragão "Nouver" e o "Ancião Kutum"; em Kamasylvia temos Offin, O Destruidor de Mirumok; no oceano de Margória temos Vell, O Coração do Mar; e em Drieghan temos Garmoth, O Dragão Vermelho.

Os Chefes de Mundo aparecem em dias e horários fixos em todos os servidores (exceto Olvia). Essa regra não é válida apenas para Quint e Muraka.

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Mesmo que um Chefe de Mundo morra de causas naturais, jogadores ainda podem obter recompensas.

Além disso, o PvP é desabilitado por 15 minutos após a aparição de um Chefe de Mundo. Junto com o PvP, Batalha Individual e Guerras entre Guildas também são desabilitadas, impossibilitando atacar outros jogadores. Quaisquer Batalhas em progresso serão encerradas e o PvP será desabilitado.

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▲ Um anúncio global é realizado quando os chefes mundiais invadem o mundo de Black Desert.

Como chefes mundiais aparecem em um local específico, todos podem participar. Contudo, certifique-se de possuir bons equipamentos para lutar contra eles. Caso contrário, não conseguirá causar tanto dano e ainda será um alvo fácil para os golpes deles.

Quando um chefe mundial morre, é possível adquirir itens deixados por ele, desde que seguindo alguns critérios. Ter bons equipamentos não garantirá que você obterá mais itens deles, mas um dos critérios mais importantes é causar dano. Se você conseguir causar bastante dano ao chefe mundial, é possível que consiga obter algum item. Chefes mundiais também surgem em todos os servidores simultaneamente. Se quiser ter mais chances para conseguir sua parte, trocar para um servidor com menos jogadores talvez te ajude.

Apesar disso, não há requisitos mínimos para batalhar contra um chefe mundial. Qualquer aventureiro, independente de tempo de jogo ou equipamentos, poderá batalhar.

Chefe MundialAtaque / Defesa NecessáriosDicas
Kzarka150+ / 180+Um dos mais populares. O risco de morrer é menor se estiver perto da cabeça dele, mas há maior competição para ficar próximo dele e para conseguir seus itens.
Nouver150+ / 200+Menos popular por conta da dificuldade de acesso. O risco de morrer e a competição por itens são medianos.
Karanda150+ / 220+É uma chefe mundial muito caçada por jogadores experientes. Há alto risco de morte e muita competição pelos itens.
Kutum150+ / 200+Há alto risco de morte e a competição pelos itens é mediana.

※ As informações acima são coletadas com base no comportamento dos jogadores e podem ser diferentes dentro do jogo. Nada melhor do que tirar suas próprias conclusões vivenciando invasões de chefes mundiais.

Os valores de ataque e de defesa também são meras referências. Mas se você não se enquadrar nesses valores, pode acabar ficando em desvantagem. Por isso, quanto maiores os valores de ataque e defesa que você possuir, mais vantagem terá.

Mas independente das informações acima, se você tiver sorte, pode até mesmo conseguir itens de chefes mundiais participando das invasões.

Kzarka

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Kzarka está entre um dos chefes de mundo mais fáceis. Ocasionalmente torna-se imune a todos os ataques e contra-ataca com uma baforada de fogo. Sob essa situação, não te restam escolhas a não ser se abrigar atrás de uma coluna.

Em sua primeira vez, preste bastante atenção na movimentação do Kzarka e de outros jogadores. Dessa forma, aprenderá como reagir a cada movimento do chefe, reconhecendo seu comportamento.

Se você tiver sucesso com seus movimentos, talvez consiga uma Caixa Lacrada de Arma de Kzarka dependendo de sua sorte. Clicando com o botão direito na caixa, você obterá uma Arma Kzarka específica para sua classe. As armas principais obtidas de chefes mundiais são as mais poderosas existentes até o momento e são bastante populares.

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▲ Kzarka emerge através de um grande altar nos confins do Santuário de Serendia.

◈ Espólios do Kzarka: Caixa Lacrada de Arma de Kzarka, Pacote de Arma Liverto, Marca de Sombra, Símbolo de Guardião de Santuário, Pedra Negra (Arma), Pedra Negra (Armadura), Moedas de Prata e outros.

Nouver

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Tendo em vista que Nouver aparece no deserto, é importante levar Água Purificada e Chá de Anise Estrelar para combater doenças do deserto (Insolação e Hipotermia).

Nouver possui uma grande variedade de ataques. Ele é capaz de soltar baforadas de fogo, causar tempestades de areia com diversos tornados, voar e utilizar seu corpo como arma, seja com suas garrras ou pulando em cima dos aventureiros. Ser capaz de prever seus ataques é imprescindível na sobrevivência.

Caso ele seja derrotado com sucesso, dependendo de sua sorte, poderá obter uma Caixa de Arma Secundária Lacrada de Nouver. Clicando com o botão direito na caixa, você obterá uma Arma Secundária de Nouver respectiva para sua classe.

Atualmente, a Arma Secundária de Nouver é a arma secundária ofensiva mais poderosa.

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▲ Localização do Nouver, ao leste do Grão de Areia Bazaar.

◈ Espólios do Nouver: Caixa de Arma Secundária Lacrada de Nouver, Cristal Mágico Negro - Assalto, Cristal Mágico Negro - Memória, Pedra Negra (Arma), Pedra Negra (Armadura), Moedas de Prata e outros.

Karanda

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Karanda é um dos Chefes Mundiais mais difíceis de se derrotar. Ter um alto poder de ataque para derrotá-la é imprescindível, mas defesa e vitalidade também são importantes.

Karanda ataca principalmente com dois golpes. Em um deles, ela cai no chão, salta e rapidamente sobe em direção ao céu. Em seguida, atacará o que estiver abaixo dela com um poderoso golpe em área. Preste atenção em sua movimentação para evitar o golpe, que é bastante poderoso.

Outro golpe básico de Karanda pode ser percebido quando ela se afasta em direção ao céu sem antes tocar no chão. Para sair dessa vivo, você precisará sair da área de ataque da Karanda, marcada em amarelo. O alcance dessa habilidade é grande. Mais eficaz do que tentar fugir do alcance dessa habilidade, é se defender e ficar o mais próximo possível de Karanda.

Caso consiga derrotá-la com sucesso, com sorte obterá uma Caixa de Arma Dente-de-Leão. Ao utilizá-la, obterá uma Arma Despertada Dente-de-Leão respectiva para sua classe, a arma despertada mais poderosa, bastante popular entre os aventureiros.

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▲ Localização de Karanda na cordilheira que separa Calpheon de Balenos e Serendia, acima do Cume Karanda.

◈ Espólios de Karanda: Caixa de Arma Dente-de-leão, Cristal Mágico Negro - Vigor, Cristal Mágico Negro - Ascensão, Cristal Mágico Negro - Queda, Pedra Negra (Arma), Pedra Negra (Armadura), Moedas de Prata e outros.

Kutum

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Kutum aparece na Câmara de Pedra de Areia Vermelha, próxima a entrada de Valência.

Ele é poderoso, sendo mais difícil de se combater que o Nouver, mas mais fácil do que Karanda.

Kutum utiliza uma habilidade poderosa que puxa e danifica tudo em uma grande área, um ataque básico em que ele contorce seu corpo como uma minhoca.

Além dessa habilidade, ele ainda perfura o solo, causando atordoamento em área, e ainda cospe terra em um ataque mais direcionado.

Quando sua vida fica abaixo de 50%, Kutum causa uma explosão de eletricidade, uma habilidade bastante perigosa.

Caso consiga derrotá-lo com sucesso, com sorte obterá uma Caixa de Arma Secundária Lacrada de Kutum. Ao utilizá-la, obterá uma Arma Secundária de Kutum respectiva para sua classe. Diferente da Arma Secundária de Nouver, que foca em ataque, a Arma Secundária de Kutum é popular por combinar Ataque e Defesa.

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▲ Localização do Kutum, ao norte do Grão de Areia Bazaar e do Templo Naga do Deserto.

◈ Espólios do Kutum: Caixa de Arma Secundária Lacrada de Kutum, Cristal Mágico Negro - Assalto, Cristal Mágico Negro - Memória, Pedra Negra (Arma), Pedra Negra (Armadura), Moedas de Prata e outros.

Quint

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Você poderá encontrar uma estátua de pedra de um troll gigante na Colina de Quint, ao norte de Calpheon. Essa estátua de pedra é conhecida como “Troll Primordial”.

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▲ Localização de Quint na Colina de Quint, ao leste do Porto de Ephéria.

Quint começa a se mexer, liberando-se do estado de petrificação conforme a mensagem de anúncio desaparece.

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▲ Versão petrificada de Quint, na Colina de Quint, no Território de Calpheon.

Ao atacar Quint, você pode atacá-lo diretamente nas pernas. Contudo, você não reduzirá a vida dele acertando-o apenas nas pernas. Após receber uma determinada quantidade de dano nas pernas, Quint cairá sobre elas e é aí que você poderá atacá-lo diretamente, causando dano diretamente em sua vida.

Portanto, para derrotá-lo rapidamente, é importante se concentrar em atacar as pernas primeiro e alternar com agilidade o local a ser atacado.

Além de atacá-lo diretamente nas pernas, há outra forma de derrubar Quint. Você pode adquirir o “Conjunto de Montagem de Canhão Vype Stoner” e “Bala de Canhão Anti-Monstro Enorme” através de Vype Stoner, da Pedreira Norte de Heidel, e atacá-lo utilizando estes itens, derrubando-o e tornando-o vulnerável a ataques diretos no corpo.

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▲ Para atacar os chefes de campo Muraka e Quint, você pode adquirir “Conjunto de Montagem de Canhão Vype Stoner” e “Bala de Canhão Anti-Monstro Enorme” através de Vype Stoner, na Pedreira Norte de Heidel.

Quint move-se relativamente devagar, então se você tiver boa observação durante o combate, poderá compreender seus movimentos e atacar e esquivar nos momentos certos. Se você depender apenas de Poções de HP e não tentar esquivar dos ataques, você provavelmente não viverá por muito tempo.

A velocidade de ataque e o poder de ataque de Quint aumentam conforme a vida dele é reduzida. Ou seja, quando mais perto de derrotá-lo, mais atenção no combate precisará ter.

◈ Espólios de Quint: Estátua de Quint, Cristal Mágico Negro - Hystria, Cristal Mágico Negro - Harpia, Intensificador Mutante (7 a 20) e outros.

Muraka

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▲ Muraka, Rei dos Ogros, possui cristais negros que atravessam seu corpo. Seu tamanho é bem maior do que o tamanho de ogros ordinários.

Muraka é um ogro gigante e seu visual desprezível o concedeu o título de “Rei dos Ogros”.

Ele surge nas profundezas da Floresta Mansha dentre ogros ordinários, mas com uma força inigualável aos outros ogros que caminham pela região.

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▲ Localização de Muraka, ao oeste do Lago de Kaia, no Território de Calpheon.

Assim como Quint, os movimentos de Muraka são relativamente lentos, tornando fácil esquivar dele. Mas por conta de suas habilidades poderosas que possuem um grande alcance, ele pode acabar derrotando personagens próximos em um piscar de olhos.

Vale realçar que, quanto menos vida restar ao Muraka, mais velocidade e poder de ataque ele terá. Quando a vida de Muraka está baixa, ele poderá acabar atacando o chão, podendo derrotar mesmo os personagens com alta defesa.

O Muraka é um chefe de tamanho grande, então você terá de utilizar a mesma estratégia utilizada para derrotar Quint. Ataque-o primeiro nas pernas para derrubá-lo e, desta forma, deixar o corpo dele vulnerável a golpes, que reduzirão sua vida.

Caso você adquira um “Conjunto de Montagem de Canhão Vype Stoner” e “Bala de Canhão Anti-Monstro Enorme” através de Vype Stoner, da Pedreira Norte de Heidel, também poderá atacar o Muraka.

◈ Espólios de Muraka: Anel de Ogro Obscuro, Intensificador Mutante (1 a 5) e outros.

Offin

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Para derrotar Offin é bom se preparar, pois seu nível de dificuldade é superior ao nível dos outros Chefes Mundiais, tendo ainda de ser derrotado em diferentes etapas.

Offin é um enorme monstro formado por madeira e raízes com um corpo, quatro pernas e uma cabine que abriga o humanoide Offin Tett, que controla o monstro de madeira por dentro.

No início da batalha, somente as pernas podem ser atacadas. Assim que o dano acumulado nas pernas de Offin atinge um determinado nível, Offin Tett abandona sua cabine e dá início a uma batalha direta. Durante este momento, Offin não lutará, mas não quer dizer que a batalha será fácil.

É necessário que diversos aventureiros se juntem e utilizem habilidades poderosas. É importante manter um ritmo constante e não relaxar.

Quando a energia de Offin Tett é reduzida, voltará para dentro de Offin.

É possível obter uma Caixa Selada de Arma Luz de Offin Tett dependendo da sua sorte. Ao utilizá-la, obterá uma Arma Principal Luz de Offin Tett respectiva para sua classe. Comparada com a Arma Principal de Kzarka, a Arma Principal Luz de Offin Tett concede menos Precisão, mas seu Poder de Ataque é superior.

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▲ Localização de Offin em Kamasylvia, ao norte da Pradaria, na Floresta Holo.

◈ Espólios de Offin: Caixa Selada de Arma Luz de Offin Tett, Cinto de Luz Escondida de Valtarra, JIN Cristal Mágico - Cobelinus, WON Cristal Mágico - Cobelinus, BON Cristal Mágico - Cobelinus, Cristal Mágico Negro - Cobelinus, Fúria da Floresta, Armadura Lemoria, Pedra Negra (Arma), Pedra Negra (Armadura) e outros.

Garmoth

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Garmoth, o Dragão Vermelho, surge no Ninho de Garmoth, em Drieghan. Ao encontrá-lo, se deparará com um chefe muito forte, portanto é bom ir bem preparado.

Diferente do dragão Nouver, Garmoth possui diversos ataques aéreos. Além disso, ele é admirado pela tribo Kagtum, e depois de venerado, Garmoth utilizará habilidades perigosas e com grande alcance.

Mas ele não aparecerá de imediato, é necessário antes destruir as Estátuas de Garmoth. É preciso tomar cuidado com seus ataques à distância.

Conforme sua vida é reduzida, em certo ponto ele voará de volta ao céu e mais uma Estátua de Garmoth emergirá, atraindo também a tribo Kagtum. Elimine-os para que Garmoth volte ao chão.

Caso ataque Garmoth, você terá uma chance de obter Coração de Garmoth. O Coração de Garmoth é um item capaz de aprimorar as armas secundárias de Kutum e Nouver, e assim adicionar efeitos às suas armas secundárias.

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▲ Localização de Garmoth, em Drieghan, no Ninho de Garmoth ao norte de Duvencrune.

◈ Espólios de Garmoth: Coração de Garmoth, Cristal de Magia de Combinação - Makalod, Cristal de Magia de Combinação - Hoom, Cristal de Magia de Combinação - Gervish, Anel de Submissão Kagtum, Armadura Akum, Escama de Garmoth, Pedra Negra (Arma), Pedra Negra (Armadura) e outros.



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