Vida > Operários

Operários


Existem diversos conteúdos voltados para a Vida no Black Desert.

O Operário por exemplo, é um NPC auxiliar que lhe ajuda a praticar profissões de forma mais efetiva. Suas principais funções são: coletar materiais nas bases de produção, e produzir itens nas mais variadas casas disponíveis.

Contratando e Demitindo
Os operários irão substituir várias ações que seu personagem perderia tempo fazendo. Para ter um operário, é necessário fazer contrato com um, visitando o NPC Supervisor de Operários.

Após interagir com o NPC, use a opção Contratar Operário e gaste 5 pontos de energia para visualizar um operário aleatoriamente. Se o operário for o desejado, pague a taxa atribuída e selecione a opção Contratar, caso contrário, selecione Ver Outro para continuar pesquisando outros operários, gastando mais 5 pontos por tentativa.

Certifique-se de sempre possuir alguma Prata em seu inventário, ou no banco da cidade a contratar o operário.

[​IMG]
▲ Menu para contratar operários.

Existem também, alguns NPCs localizados em bases, que vendem operários de rank Profissional. Para comprar estes operários, é necessário ter um certo nível de amizade com o determinado NPC.

Operários são caracterizados por Rank, Nível e Raça.

Para demitir um operário, é necessário abrir a janela de operários localizada na parte superior esquerda da interface. Nela, selecione a cidade, o operário a ser demitindo e clique em Demitir.


Raças de Operários
Existem 3 raças de operários disponíveis: Goblins, Humanos e Gigantes.
  • O goblin é o mais rápido dos operários, possui grande velocidade de movimento e trabalho, sua desvantagem é não possuir estamina suficiente para repetir a mesma tarefa várias vezes;

  • O gigante possui uma enorme quantidade de estamina disponível para repetir tarefas, entretanto, ele é o operário mais devagar na velocidade de movimento e trabalho;

  • O humano é considerado um operário híbrido. Possui velocidade de movimento e trabalho moderados e quantidade de estamina moderada.
Essas 3 raças de operários podem ser subdivididos em 5 Ranks diferentes, que implicaram em sua performance.

Ordem dos ranks estabelecidos por performance:

Laranja: ★★★★★

Amarelo: ★★★★

Azul: ★★★

Verde: ★★

Branco: ★

Cada rank determina o escalonamento dos atributos do operário, toda vez que o mesmo evoluir de nível.

[​IMG]
▲ Operários de ranks diferentes, possuem habilidades próprias do seu rank.

Próximo de algumas fazendas, existem NPCs que podem ser contratados como operários, se seus níveis de amizade forem evoluídos. Estes operários são de rank profissional (amarelo) e cada um possui uma habilidade exclusiva.

A vantagem de obter estes operários, é que seu rank profissional pode ser de grande ajuda para aventureiros novatos. Entretanto, eles não podem receber qualificação para tornarem-se operários de rank artesão (laranja).

[​IMG]
▲ Exemplo de NPC que pode ser contratado como operário. Aumente seu nível de amizade para isto.

Ordenar Tarefas
Existem 5 maneiras de ordenar tarefas aos seus Operários.
  • 1°: Envie-os para Bases de Produção. Ao selecionar uma base em que você tenha conectado até uma cidade, é possível enviar seu operário desta mesma cidade até a base, para coletar seus materiais. Todo operário possui um limite de tarefas a serem realizadas, este limite é definido pela sua estamina. Portanto, se a estamina do operário se esgotar, será necessário alimentá-lo com comidas especiais para isto. Geralmente usam-se Cervejas.

[​IMG]
▲ Conecte a Base, selecione o Operário desejado e a quantidade de repetições da tarefa, e clique em Iniciar.

  • 2°: Requisite a Produção de Itens. Itens podem ser produzidos em Casas previamente compradas com pontos de contribuição. Cada casa oferece um leque específico de itens para serem produzidos, para isto, será necessário aplicar a tarefa do seu operário para produzir o item. O operário fará uso dos materiais contidos no Armazém. Se o item a ser produzido, possuir mais de 1 procedimento de produção, então você poderá aplicar mais operários para agilizar a produção.

[​IMG]
▲ Ao requisitar a produção de um item, verifique se seu Armazém possui materiais suficientes para a produção. Sem materiais, seu operário não poderá produzir itens.
  • 3°: Faça Investimentos Bancários. Envie seus operários realizar investimentos em bancos locais de cidades. Os investimentos não precisam de ligação por contribuição, porém, serão necessárias Barras de Ouro. Seu operário usará barras de ouro do seu armazém como material para realizar o investimento. As barras de ouro podem ser adquiridas trocando sua Prata no NPC de Armazém. Dependendo do tipo do investimento, você pode ter lucro, prejuízo, ou receber a mesma quantia investida de volta.
    4°: Limpe suas Fazendas. Também é possível enviar operários para limpar suas fazendas pessoais. Ao cultivar algo em uma fazenda, com o tempo, a semente ou animal precisará de cuidados para que continuem crescendo bem. Seus operários podem realizar esta tarefa, porém, seu nível de Cultivo evoluirá mais lentamente.
[​IMG]
▲ Selecione a fazenda que deseja enviar um operário.

  • 5°: Construa Fortes e Centros de Comando. Para participar de uma Guerra de Base ou Território, primeiramente é necessário construir o seu centro de guerra. Essa construção deve ser levantada por operários. Considerando o fato desta tarefa pertencer a uma Guilda, todos os membros da sua guilda poderão enviar seus operários para ajudarem na construção. Lembre-se que, os materiais necessários precisam estar contidos no armazém da cidade do operário.

Quando um operário esgota sua quantidade de Estamina, o mesmo encerrará suas tarefas. Para recuperar a estamina, é necessário alimentar o operário com comidas específicas, produzidas através da Culinária.

A comida mais comum para isto é a Cerveja, pois seus ingredientes são fáceis de serem obtidos pelas bases de produção e NPCs de Culinária. Existem outras comidas mais complexas, que recuperam mais pontos de estamina, porém, exigem mais materiais em suas receitas.

[​IMG]
▲ Exemplos de comidas para recuperação de Estamina.

Lista de Operários
Existem 3 maneiras de localizar o acesso à sua Lista de Operários:
  • Pelo mapa no canto inferior direito;
  • Pela interface do personagem no canto superior esquerdo;
  • Pelo Menu (ESC).
Dentro da lista, é possível:
  • Alimentar todos os seus Operários de uma vez só (ou um de cada vez);
  • Pedir para que seus Operários repitam suas últimas tarefas realizadas,
  • Cancelar uma tarefa indesejada;
  • Verificar o tempo e a quantidade de tarefas restantes por operário;
  • Requisitar um exame de qualificação de rank a um Operário. Este procedimento dura 24 horas e o operário ficará indisponível, até a qualificação proceder-se ou não. O resultado do exame será entregue pelo correio da sua família;
Se seu operário reunir 50% ou mais de experiência, após o nível 30, é possível trocar uma de suas habilidades por outra aleatoriamente. Este procedimento consumirá 50% da experiência.

[​IMG]
▲ Gerenciando seus operários pela lista.

Habilidades dos Operários
Todos os operários podem adquirir habilidades desde o nível 1. Á medida que você ordenar tarefas ao seu operário, ele ganhará novas habilidades a cada vez que evoluir 5 níveis. No nível 30, seu operário possuirá um total de 7 habilidades. As habilidades ganhas são aleatórias, por isso, não é tão fácil obter as habilidades desejadas ao seu operário.

Habilidades voltadas à velocidade de movimento e trabalho, ajudam principalmente em tarefas relacionadas a coleta de materiais. Já operários que têm habilidades de recuperação parcial de materiais, tendem a economizar um pouco do seu armazém.

Proficiência na hora de produzir caixas de materiais para comércio, em vez de produzir 1 só caixa por vez, o operário que possuir essa habilidade produzirá 2 caixas pelo tempo de uma, porém, consumirá a quantidade de materiais equivalente às 2 caixas. Esta é uma das habilidades mais visadas pelos jogadores, desde que economiza bastante tempo.

[​IMG]
▲ Não é nada fácil obter todas as habilidades desejadas.

Se um operário passa pelo exame de qualificação e evolui um rank, seu nível e habilidades resetam, para que os próximos níveis ganhos possam escalar mais atributos e habilidades. Operários comprados por nível de amizade, possuem performance e habilidades únicas ao serem contratados.

Antes de demitir ou vender um operário, certifique-se de verificar suas habilidades e decidir se esta é uma boa alternativa.

[​IMG]
▲ Exemplo de habilidade exclusiva.

Como mencionado anteriormente, é possível trocar uma habilidade existente por outra aleatoriamente, após adquirir 50% de experiência acima do nível 30. É importante lembrar que, toda vez que a quantidade mínima de 50% experiência, for atingida, você poderá sempre investi-las para esta função.

Vendendo Operários
A venda de operários funciona semelhantemente ao Mercado do jogo. Acesse o Mercado de Operários no mesmo NPC de Operários. Na janela de venda, também é possível comprar outros operários que diversos aventureiros registraram. O preço dos operários irão variar de acordo com seus níveis, ranks e habilidades.

Para vender um operário, certifique-se que o mesmo não está realizando nenhuma tarefa e possui estamina totalmente recuperada. Após o registro, um breve tempo será contado para que seu operário fique visível aos outros aventureiros, até lá não será possível cancelar o registro.

Antes de comprar um operário de outro aventureiro, certifique-se que o mesmo ainda possui chances de se qualificar em um exame de rank. Este é um fator importante, desde que você irá evoluir o operário gradativamente, é conveniente que futuramente você possa enviá-lo à um exame.

Lembre-se que, Alojamentos serão sempre necessários toda vez que precisar de mais operários, mesmo que os adquira pelo mercado.

[​IMG]



* O conteúdo desta página pode ser diferente do conteúdo atual do jogo, dependendo da atualização vigente e das alterações de conteúdo.