Vida > Culinária

Culinária


A Culinária é uma das atividades de Vida mais acessíveis para aventureiros. O processo de aprendizado usando vários ingredientes irá sempre proporcionar diferentes experiências.

Seguindo este guia, você aprenderá a tornar seu personagem em um grande chef. Para ter sucesso como chef em Black Desert é preciso se aprofundar nos processamentos e procedimentos abaixo.

[​IMG]

Preparação
Materiais necessários: Utensílios de Culinária instalado em sua casa, ingredientes frescos, temperos, traje de culinária e tempo de cozimento.

Utensílios
A primeira coisa que você precisa para cozinhar é preparar sua casa. Você só pode instalar Utensílios de Culinária em sua casa, e é conveniente estabelecer sua casa perto do armazém onde estão os seus materiais de culinária. Você pode ter várias casas, mas poucos armazéns, sendo mais fácil concentrar seus mantimentos próximos de sua casa.

O Utensílio Avançado pode cozinhar 900 vezes (900 de Durabilidade), e encurtar o tempo de cozimento em 1 segundo. Utensílios de 100 de durabilidade estão disponíveis nos NPCs para venda nas cidades, não é o ideal para um longo período de tempo.

O Utensílio Avançado pode ser produzido no terceiro nível da Oficina de Ferramentas ou comprados no mercado. Se você não puder fazer os utensílios avançados, é possível usar também os intermediários que possuem 500 de durabilidade.

Oficinas de Ferramentas Nível 3 - Endereços das Casas
OlviaOlvia nº. 3-4
HeidelHeidel nº. 5-3, Heidel nº. 7-4 Piso 2 e Heidel nº. 8-4
GlishGlish nº. 1 Quarto 3 e Glish nº. 3
CalpheonFeira nº. 7-1 Quarto 1, Feira nº. 3-6 Piso 1, Feira nº. 1-1 Quarto 3, Feira nº. 3-9 Piso 1, Distrito de Oficina nº. 1-4 Piso 1, Distrito Nobre nº. 1-5 Piso 2, Portão Leste de Calpheon nº. 5 Piso 2, Capela nº. 3-4 Piso 2 e Capela nº. 3-5 Piso 1
EphériaEphéria nº. 1-3, Ephéria nº. 3-4 Piso 1
BehrBehr nº. 4
TrentTrent nº. 5
AltinovaAltinova nº. 7-2 e Altinova nº. 2-3
Bazar Grão de AreiaBazar Grão de Areia nº. 1-3
Capital de ValênciaValência nº. 11-4 Piso 2, Valência nº. 2-4 Piso 1, Valência nº. 12-2 Piso 2, Valência nº. 9-4 Piso 2, Valência nº. 5-3 Piso 2 e Valência nº. 3-4
Material para produzir Utensílios Avançados: 20 Pedra Polida, 5 Tábua Utilizável, 20 Fragmento de Ferro Derretido, 14 Pó de Pedra Preta.
Material para produzir Utensílios Intermediários: 25 Pedra Áspera, 10 Tronco, 15 Fragmento de Ferro Derretido, 7 Pó de Pedra Preta.

[​IMG]

Ingredientes para Cozinhar
Ingredientes para culinária são em grande parte encontrados disponíveis em comerciantes. Podemos dividir ingredientes entre coleta direta, processamento, produção básica, e cultivo. O grau de dificuldade pode ser categorizado pela demanda e métodos de cozimento, ou seja itens que requerem maior nível de processamento e pré-produção. Bases de produção podem ser utilizadas para coletar boa parte dos materiais utilizados na culinária.

[​IMG]
▲ Com as notas de produção é fácil saber onde comprar e coletar materiais.

Trajes de Culinária
As Roupas de Chef e os Trajes Canapé (Traje de Pérolas) são algumas das vestes mais cobiçadas pelos jogadores. Nos trajes de culinária em geral, os efeito adicionais são o Aumento de Velocidade de Movimento +1 seg., e a Redução do Tempo de Cozimento em -1 seg. Se você fizer encantamento em um traje, estes efeitos poderão ser aumentados conforme a evolução.

O Traje Canapé que pode ser comprado na Loja de Pérolas possui um efeito de 10% de EXP de Batalha, e 15% de Aumento no EXP de Culinária. Além disso, o traje diminui o tempo de cozimento em -2 seg. Importante mencionar que é possível vestir os dois tipos de trajes ao mesmo tempo.

Curso de Culinária
Para cozinhar você deve mover o material para um utensílio de culinária instalado na sua residência. O utensílio pode ser instalado com o modo “Instalação” na sua casa, bastando entrar na residência para visualizar essa opção. Após entrar na casa, e instalar o utensílio, aperte a tecla (R) para interagir com o utensílio, ou clicando com o mouse.

Ao lado direito na janela você terá uma lista de todos os pratos que podem ser feitos em Black Desert. Os pratos que você nunca fez aparecerão em cinza. Ao fazer um prato, você irá adquirir conhecimento sobre ele, e será exibido na lista o nome exato do prato.

Você também pode clicar no nome do prato e ver qual receita você usou para cozinhá-lo antes. Quando a janela de culinária abrir, seu inventário também será exibido. Clique com o botão direito do mouse no material em seu inventário e escolha a quantidade desejada para fazer a receita.

A culinária geralmente precisa da combinação de 1 a 3 tipos de ingredientes, e alguns pratos são ingredientes para outros pratos. Uma vez que você possuir todos os ingredientes, clique no botão “Cozinhar” e comece a produzir.

Ao inserir uma quantidade de ingredientes, clique no botão “Produção Contínua” e você poderá escolher quantas vezes quer produzir aquele material com base na quantidade de materiais que você possui disponível em seu inventário. Por padrão o número de vezes é 1, mas ao você apertar (F) nesta janela, é possível configurar a quantidade máxima de produção.

Atenção, para realizar a produção contínua você precisa ter uma quantidade grande dos ingredientes da receita no seu inventário, enquanto no utensílio de culinária você precisará utilizar a quantidade correta da receita.

[​IMG]

Ingredientes Alternativos
Se você estiver cozinhando alguma receita que precisa de algum tipo de grão como “trigo”, quer dizer que você só poderá inserir o trigo na receita? A resposta é não! Também existem outros ingredientes que podem ser usados.

Grãos ou cereais, tais como trigo, batatas, batata-doce, milho, podem ser usados no mesmo lugar de um ingrediente necessário em receita.

[​IMG]


Sucesso e Falha Durante o Cozimento
A receita nunca vai falhar se você usar a quantidade exata de ingredientes necessárias para produzir o prato, com chances ainda mais altas se você usar além da quantidade necessária da receita.

Na primeira vez em que você obter sucesso em uma receita, você irá ganhar conhecimento de culinária, e será capaz de ver a receita usada para produzir o prato. Entretanto, se houver um nível mínimo de culinária necessário, a receita irá falhar, mesmo inserindo a quantidade correta da receita.

[​IMG]

Existem dois possíveis motivos para a falha de uma produção de item: quando o material usado não estiver correto ou a quantidade de ingredientes for insuficiente. A falha pode ser crítica, mas no segundo caso, não necessariamente causará a falha da produção. Se você obter sucesso e falha usando os mesmos materiais em duas produções diferentes, então provavelmente você está com pouco material necessário no inventário.

Se você conseguir terminar a produção normalmente, você pode conseguir diversos subprodutos nesse processo. Subprodutos podem ser trocados por experiência, prata e itens, é perca de tempo ir trocar uma quantidade baixa de itens, interessante é juntar uma boa quantidade e trocar todos de uma só vez, além disso quanto maior seu nível de culinária mais subprodutos você pode conseguir.

Tornando-se um Mestre na Culinária
Agora que você já deu uma olhada no básico da culinária, iremos mostrar como elevar rapidamente o seu nível de culinária com algumas receitas básicas.

<Prato Recomendado> 1. Vinagre
Nível MínimoIniciante de Culinária Nv.1+
Material1x Grão, 1x Fruta, 1x Fermento, 1x Açúcar


Grãos que podem ser utilizados são: trigo, cevada, batata-doce, milho. É possível conseguir grãos através das bases de produção, ou em missões espalhadas pelo mundo. No lugar das frutas pode-se usar maçãs e uvas, que podem ser compradas no comércio da região de Calpheon. Açúcar e fermento também são facilmente encontrados em comércios locais. O vinagre é usado como ingrediente em outros pratos.

[​IMG]
▲ Comerciante de Frutas em Calpheon.

<Prato Recomendado> 2. Cerveja
Nível MínimoIniciante de Culinária Nv.1+ (Cerveja Gelada pode ser obtida a partir de Habilidoso Nv.1)
Material5x Grão, 6x Água Mineral, 2x Fermento, 1x Açúcar


Grãos que podem ser utilizados são: trigo, cevada, batata-doce, milho. Os ingredientes restantes podem ser comprados em comerciantes de culinária. No caso dos grãos, quanto maior a qualidade deles, menor será a quantidade total necessária para a receita.

<Prato Recomendado> 3. Suco de Cenoura de Alta Qualidade (Especial)
Nível MínimoIniciante de Culinária Nv.1+ ou Superior (Produtos Especiais requerem Iniciante Nv.6 ou superior)
Material1x Cenoura Especial, 3x Farinha de Grãos, 4x Água Mineral, 3x Açúcar


Cenouras Especiais precisam ser plantadas e colhidas no jardim, e também compradas no mercado. O Suco de Cenoura de Alta Qualidade tem valor alto no mercado, diferente do Vinagre e da Cerveja, que usam ingredientes que podem ser todos adquiridos no mercado. Evitar a compra de ingredientes no mercado e produzir seus próprios materiais fará o lucro aumentar significativamente.

Farinha de Grãos é um material que só pode ser obtido processando grãos na opção “Moagem” na tela (L). Se você está pensando em fazer um Suco de Cenoura, prepare estes ingredientes com antecedência.

Através da produção em jardim é possível obter entre 5 a 20 cenouras por vez. Quanto maior for o seu nível de Culinária, mais resultados obterá.

A cerveja é um item que restaura a estamina dos operários, então sempre mantenha um pouco em seu inventário.

[​IMG]

<Prato Recomendado> 4. Bolinho Deserto

Nível MínimoAprendiz de Culinária Nv.1+ ou Superior
Material6x Carne de Lagarto, 6x Massa de Grãos, 1x Canela, 2x Óleo de Oliva


Ao se tornar um mestre na culinária, você pode mudar um pouco o tipo de culinária que faz. Bolinhos Deserto são itens que podem ser entregues no Comércio Imperial, sendo muito lucrativos.

Carne de Lagarto pode ser obtida com o abate de Lagartos. Um bom local para coletar os materiais é ao sul da passagem de Serendia. A Carne de Lagarto pode ser substituída por Carne de Dinossauro, Carne de Minhoca, e Carne de Dragão.

Massa de Grãos é um produto secundário que pode ser obtido através da “Moagem” de grãos, em seguida adicionando Água Mineral, e utilizando a opção de “Agitar” duas vezes.

A Canela é um item que pode ser obtido através da exploração de bases de produção na região de Mediah. É interessante ter um sistema sólido de produção antes de começar a produzir receitas mais avançadas. Óleo de Oliva pode ser comprado no comerciante de culinária nas principais cidades.

[​IMG]

<Prato Recomendado> 5. Chá Sute
Nível MínimoHabilidoso em Culinária Nv.1+ ou Superior
Material2x Chá com Aroma Fino, 2x Manteiga, 3x Leite, 1x Sal
Efeito ao UsarExperiência de Vida +8%


Sub-Materiais de Chá Sute
Chá com Aroma Fino4 Flores, 4 Frutas, 3 Garrafa de Água Mineral, 3 Mel
Manteiga[Agitar] 1 Creme, 1 Sal
Creme[Agitar 2x] 1 Leite, 1 Açúcar


Quando você chegar no nível Artesão em Culinária, será hora de desafiar os mais complexos pratos. A preparação dos ingredientes dos pratos mais complexos leva tempo. Enquanto você organiza suas bases de produção e evoluiu o seu nível de culinária, pode começar a fazer algum dinheiro com a venda de pratos mais complexos.

Leite com certeza é o item que mais requisitado quando falamos de culinária. Você pode conseguir leite em algumas fazendas interagindo com as vacas e realizando a ordenha. Um minigame vai surgir para que você consiga com sucesso o leite das vacas.

[​IMG]

Se o seu estoque de Leite está alto, você pode usá-lo para processar outros materiais, por exemplo, Agitar 1x Açúcar e 1x Leite para criar Creme. Depois agite novamente 1x Creme e 1x Sal para obter Manteiga, material muito utilizado em várias receitas.

O Chá com Aroma Fino é um ingrediente para o Chá Sute, e também feito com a Culinária. Flores que são ingredientes do prato não podem ser produzidas nas bases de exploração, então você precisa coletá-las diretamente ou cultivá-las em um jardim. Mel pode ser obtido em uma base de produção, na fazenda de Alejandro em Serendia, e também no mercado. O Chá com Aroma Fino é um ótimo item que também pode ser vendido no Comércio Imperial.

Vendendo Pratos
É natural querer ganhar algum dinheiro vendendo as comidas produzidas. Alguns pratos podem se tornar necessidade de acordo o fornecimento, de quantos chefs estão produzindo os pratos, e de quantos jogadores estão precisando dos pratos. Por exemplo, o Chá Sute possui uma procura muito alta, então o seu preço tende a baixar, enquanto sua produção tende a aumentar.

Também é possível produzir entregas para o Comércio Imperial, e fazer algum lucro com isso. O ideal é entregar o que o mercado procura e está em baixa, mantendo a margem de lucro sempre alta.

[​IMG]

Entrar em um mercado de nicho como o de culinária requer cuidado, e o caminho é difícil. Você precisa escolher com cuidado o que produzir, tendo atenção para não perder muito dinheiro.

Comércio Imperial
É possível entregar seus produtos ao Império. Determinadas comidas são necessárias nas principais cidades do jogo, e sua entrega é chamada de Comércio Imperial.

Itens podem ser entregues por um preço fixo, porém a quantidade que pode ser entregada é compartilhada para todos os jogadores do canal. É comum que jogadores realizem a entrega ao Comércio Imperial logo após o anúncio das entregas ser exibido.

Se você estiver em um canal em que quantidade limite de venda em um determinado NPC estiver esgotada, você pode mudar de canal, aguardar 15 minutos (tempo de espera para dialogar com o NPC), e verificar se no novo canal o NPC ainda aceita entregas.
Os pacotes de Comércio Imperial são feitos a partir da janela de processos (L).

A vantagem do Comércio Imperial é seu alto preço. Não se trata de vender apenas um prato, e sim de uma caixa com vários pratos. Recomendamos produzir a caixa de Chá de Sute, que requer nível Mestre em Culinária. São usados 50 unidades do Chá de Sute para criar uma caixa, e seu valor de venda é muito alto.

[​IMG]

Traje Canapé
Produz um efeito de 15% de Experiência em Culinária, e diminui o tempo de cozimento em 2 segundos.

Traje Bordado de Prata de Cozinheiro
Item essencial para quem quer seguir na atividade de culinária.

+1: Velocidade de Movimento +1, diminui o tempo de cozimento em 2 segundos, e aumenta a EXP de culinária em 10%
+2: Velocidade de Movimento +2, diminui o tempo de cozimento em 3 segundos, e aumenta a EXP de culinária em 15%
+3: Velocidade de Movimento +2, diminui o tempo de cozimento em 4 segundos, e aumenta a EXP de culinária em 20%
+4: Velocidade de Movimento +3, diminui o tempo de cozimento em 5 segundos, e aumenta a EXP de culinária em 25%
+5: Velocidade de Movimento +3, diminui o tempo de cozimento em 6 segundos, e aumenta a EXP de culinária em 30%

Utensílios de Culinária Avançada
Com 900 pontos de durabilidade e a redução do tempo de cozimento em 1 segundo, é recomendável possuir os Utensílios para acelerar seus processamentos.

Vários Buffs
Chá Sute (Experiência de Vida 8%) é apenas um exemplo dos vários buffs que você pode usar, tanto para ter mais experiência ao realizar o processamento, quanto para diminuir o tempo de cozimento.



* O conteúdo desta página pode ser diferente do conteúdo atual do jogo, dependendo da atualização vigente e das alterações de conteúdo.